Monday, September 18, 2017

Regresso às Aulas

Ser professora faz com que o "Regresso às Aulas" seja vivido de forma intensa. Todos começamos um novo ano. As crianças tiveram mais sorte porque só mudaram de ano, mas eu mudei de escola, de colegas, de alunos... tudo novo... mais uma vez.

A organização é fundamental! Por isso, todos os sábados depois do pequeno-almoço, temos uma reunião de família onde sincronizamos calendários. Fazemos o balanço da semana que passou e preparamos a seguinte. É nesta altura que eu verifico cadernos e cadernetas. Isso mesmo, vejo todos os cadernos e verifico se há recados na caderneta, mesmo quando me dizem que não há nada (às vezes há uns esquecimentos). Faço um levantamento do material necessário para a semana, para não passar pelo drama matinal de "Ah! É verdade, a professora de Inglês pediu para levar hoje uma cartolina" ou "O professor de EV pediu para levarmos uma caixa de ovos vazia"(e nós acabámos de colocar uma no lixo). Finalmente, apontamos os testes e visitas de estudo no calendário anual.

Nada disto é fácil! Apesar de fazer esta reunião semanal há anos, todas as semanas continuo a ser brindada com resmungos ("agora que ia começar a Lady Bug") e revirar de olhos ("Mãe, tens mesmo de ver todos os cadernos?"). Mas todas as mães do universo, sobretudo aquelas que, como eu, educam sozinhas os seus filhos, sabem como é importante planear e organizar.

Partilho o calendário que fiz e que utilizo no meu dia a dia.





Post a Comment