Sunday, December 31, 2017

Leituras de Natal

Férias e dias chuvosos convidam a ficar em casa, bem agasalhados, a beber chá e ler um livro. Um dos meus momentos preferidos em família é quando estamos os três sentados no sofá, partilhando uma manta, e cada um lendo o seu livro.  O siêncio partilhado é um momento maravilhoso. O que lemos:



Todos os anos trabalho esta história nas minhas aulas de EMRC. É de facto “um clássico mágico e intemporal sobre o verdadeiro espírito da quadra natalícia”. A minha velha versão deixei algures na casa de meus pais e achei que estava na altura de ter uma versão atualizada. Esta edição do Clube do Livro tem prefácio de José Luís Peixoto.




Enid Blyton é para mim uma das melhores escritoras para crianças de sempre. A sua escrita é simples mas cativante e graças a ela vivi inúmeras aventuras com Os Cinco, Os Sete, e tantas outras coleções.  Agora chegou a altura de partilhar essas aventuras com os meus filhos. Iniciámos com o Noddy e as suas aventuras no país dos brinquedos e durante muitos anos foi o personagem favorito cá de casa. Agora já percorremos outras coleções. Fiquei muito entusiasmada por encontrar num único volume alguns dos melhores contos natalícios escritos pela autora. 




Finalmente encontramos as obras de Dr. Seuss traduzidas para português! Estava um pouco receosa pela tradução, mas fizeram um excelente trabalho. É um ótimo livro para ler em voz alta. Sempre que posso, peço aos meus filhos para me lerem histórias em voz alta, um exercício importante que os ajuda a expressarem-se melhor e a prepará-los para os momentos de oralidade nas aulas. E estas foram algumas das leituras que fizemos na semana que antecedeu o Natal. Dias felizes! 

Post a Comment