Tuesday, June 23, 2020

Contos de Fadas para Millennials


Bruno Vincent adaptou 12 histórias tradicionais aos tempos modernos. Neste livro encontramos 12 contos politicamente corretos, adequados a uma divertida leitura pelo nossos Millennials. Depois de ler as 12 histórias fiquei com uma sensação estranha. Em algumas histórias ri às gargalhadas, mas outras deixaram-me triste e apreensiva. 

Eu explico, eu adoro contos de fadas. Não estou a falar das adaptações modernas que despem de tal forma as histórias de elementos que consideram desadequados que acabam por retirar a personalidade da história. Estou a falar dos tradicionais contos de fadas, que segundo Tolkien, têm de ter um final feliz. "Tolkien acentua que todos os contos de fadas completos têm de o ter. É uma  repentina reviravolta jubilosa... Por mais fantástica ou terrível que a aventura seja, ela pode dar à criança ou ao homem que a ouve, quando se dá a reviravolta, um suspender da respiração, um bater mais acelaradodo coração, próximo de lágrimas."(in "Psicanálise dos contos de fadas" de Bruno Bettelheim).

Este não é um livro para simplesmente nos divertir. Está cheio de apontamentos que conduzem a uma reflexão. Este é um livro que recomendo para aulas de filosofia do secundário. Alguns contos poderão facilmente servir de introdução a muitas das temáticas abordadas.

Diverte, leva à reflexão, mas NÃO são contos de fadas.

No comments: