Sunday, March 08, 2009

Sobre as Mandalas

Aprendo sempre muito com os meus alunos. Este ano, os meus alunos do 6º ano, partilharam comigo o seu fascíno pelas Mandalas. Tenho aprofundado o tema e tenho descoberto coisas muito interessantes. Para além da teoria analítica de Jung, segundo a qual as mandalas podem ser utilizadas como forma de conhecimento e de expressão de aspectos profundos do inconsciente; descobri que o uso das mandalas também pode ser uma técnica de relaxamento, uma vez que a forma, o desenho e as figuras das mandalas, transmitem estímulos que permitem a concentração em pensamentos espontâneos e agradáveis introduzindo a pessoa num estado de consciência mais relaxado e tranquilo. Foi assim que as mandalas entraram na nossa vida familiar. Hoje, depois do pequeno-almoço, e enquanto esperávamos pelo pai, cada um esteve a colorir a sua mandala. Deixo aqui os desenhos escolhidos:

A escolha do G.

A escolha da C.

A escolha da mamã

2 comments:

Ana Citadin Johann said...

Boa noite amiga...
Como estás?
Passei pra desejar uma semana linda, cheia de bênçãos de Deus e que tudo sejam flores coloridas pra vc e pra sua família!

Beijokas mil...

Obs.: agora estou de volta à rotina, as férias já ficaram pra trás, então, terão novidades nos blogs. Beijokas e até breve!

Monica Mindelis said...

que mandalas tão bonitas!!!
Gosto muito de construir mandalas também e esse gosto surgiu num momentos de precisar organizar as ideias. se quiser dar uma espreitada...
http://www.flickr.com/photos/83804034@N00/sets/72157608212657295/
Obrigada e até uma próxima:)
monica