Wednesday, August 19, 2009

O meu primeiro tutorial!

Para comemorar a existência dos Peixinhos no Sotão durante 4 anitos, resolvi partilhar um tutorial. O meu primeiro tutorial: Como fazer uma mala, a partir de um livro usado e estragado pelas crianças. O tutorial original podem encontrá-lo AQUI (How to make a Handbag out of a Recycled Book), com instrucções detalhadas e um vídeo a explicar cada passo. Mas é em tecido e eu resolvi adaptar e fazer uma versão simplificada com feltro.

Material:
- Um livro destruído por pequenas mãozinhas;
- Feltro (de cor a combinar com a capa do livro;
- Tesoura e/ou estilete;
- Cola Branca
- Alças de tecido
- Linha e agulha (para bolso opcional)


Passo nº1
Despois de retirar cuidadosamente todas as páginas do livro, com o estilete, usar a capa do livro para medir o feltro necessário para recortar.


Passo nº 2
Com o livro na vertical, rodeá-lo completamente, com um lápis, numa folha de papel. Recortar a figura obtida e repetir o processo. Serão as medidas das abas do livro/mala.


Passo nº3
Marcar no feltro (eu usei um lápis de carvão normal), e cortar!


Passo nº 4
Escolher a medida que se pretende para a alça da mala, e colar (usei cola branca, mas imagino que uma pistola de cola quente seja mais rápida). Deixar secar um pouco.


Passo nº 5
Colar as abas de feltro, como podem ver na fotografia, e deixar secar um pouco.


Passo nº6
Espalhar cola em metade da capa do livro e colocar o feltro.
Como podem ver, fiz uma pequena bolsinha para colocar o cartão da Biblioteca, mas é completamente opcional e deve fazer-se antes de colar o feltro. Deixar secar um pouco.


Passo nº7
Este é o passo mais complicado, porque requer muita paciência. Se houver um par de mãos extras de uma amiga, é de aproveitar. Eu usei um suporte de livros. Apliquei a cola na lombada da capa e na segunda metade que faltava. Depois foi só colar com muito cuidado... Deixar secar completamente (eu esperei 24 horas para ter a certeza que estava bem colado) e...


... está pronta!! Uma mala linda para a minha princesa levar à Biblioteca.

Post a Comment