Tuesday, November 08, 2011

Tintin

Tintin é um dos meus personagens favoritos de banda-desenhada! Nas férias de verão apresentei o Tintin e as suas aventuras aos meus filhos e foi com alegria que verifiquei que eles também o adoraram. Pouca gente sabe que Tintin foi introduzindo em Portugal pelo Padre Abel Varzin, em 1936.

"O sacerdote português que conhecia Hergé e se correspondia com ele convenceu os responsáveis da revista juvenil “O Papagaio” a publicar as histórias, tornando-se Portugal, no ano de 1936, o primeiro país não francófono a reproduzir as aventuras de Tintin.

O padre Varzim tinha estudado na Universidade de Lovaina, na Bélgica, e feito amizade com o padre Norbert Walez, diretor do diário católico “Le Vingtième Siècle”, em cujo suplemento juvenil, “Le Petit Vingtième”, foram publicadas as primeiras aventuras de Tintin."

Primeira aventura de Tintin publicada em Portugal

1 comment:

Unknown said...

Maria

Meus filhos tambem já curtiram muito Tintim,esses dias mesmo o mais velho veio me contar que viu que vai começar a passar novamente a serie de Tintim por aqui,ficou intusiasmado a ver de novo.Lmebro que a gente via a fita varias vezes no dia rss

Bjks

http://elisbianchi.blogspot.com/