Sunday, January 05, 2020

Leituras de Férias


Estas férias de Natal trouxeram muito tempo para estar no sofá, embrulhada numa mantinha, a ler tranquilamente enquanto bebia litros de chá. Infelizmente eu e os meus filhotes adoecemos por isso, o Natal foi passado em casa, resguardados e tranquilos. Não conseguimos passear nem visitar a família, mas consegui descansar e ler alguns livros. Apeteceu-me reler o clássico de Charles Dickens: "Um conto de Natal" e como sempre, impressionou-me a sua atualidade, a escrita fluída e a forma como continua a emocionar-me. O meu filhote ofereceu-me a obra mais recente da Sandra Carvalho: "A noite do Caçador", que me transportou novamente para o mundo da Saga das Pedras Mágicas, apesar de não ser essa a sua intenção. A vencedora do Nobel da Literatura, Selma Lagerlof, cativou-me com a sua escrita mordaz numa história mirabolante:"O anel dos Lowenskolds". O livro de Peter Carey:"O Japão é um lugar estranho" foi um dos livros escolhidos pelo meu filho, para apresentar nas aulas de português e eu aproveitei para ler. Não apreciei a escrita do autor neste livro... houve algumas passagens interessantes como as referências a Osamu Tezuka, considerado o pai do Manga e as referências aos Estúdios Ghibli, e aos seus fundadores, Hayao Miyazaki e Isao Takahata. Obras incontornáveis como Totoro e Grave of the Firefly foram tema de grandes partes desta obra que, mesmo assim, não me cativou. Poderia ter terminado as férias com um sabor amargo mas valeu-me a boa disposição do Manga "Saints young Men" de Hikaru Nakamura, que relata a convivência de Jesus e Buda, que partilham um quarto em Tóquio nos nossos dias. Vemos os fundadores no Cristianismo e do Budismo, em situações normais do dia a dia e o relacionamento destes dois jovens é hilariante.  Se tiverem curiosidade em saber mais sobre este manga, visitem o Clubotaku. É por lá que vou recolhendo algumas sugestões de leituras.


No comments: