Friday, April 13, 2018

Filmes e Séries


Aqui está uma questão que sempre me preocupou: Que filmes e séries podem os meus filhos ver?

Bem sei que nos nossos dias, os adolescentes têm uma quantidade incrível de meios para visualizarem o que quiserem, mas tenho esperança que as nossas conversas de alguma forma os ajudem a fazer escolhas sensatas. Afinal, é esse o papel de uma mãe, não é? Tentamos transmitir uma série de valores e dar-lhes uma bússola que lhes sirva como orientação na vida. Mas o caminho a tomar é sempre decisão deles. São eles que o vão percorrer...

Nesta busca de orientação, mostro-lhes aquilo que já conheço e julgo ser adequado à sua faixa etária. Comigo viram séries clássicas de animação como “As Misteriosas Cidades de Ouro”, “Conan, o Rapaz do Futuro”, “DÁrtacão e os 3 Moscãoteiros” e “As Aventuras de Tintim”. Mais tarde, vimos a nossa primeira série não animada em família: “MacGyver” (a série original, não o recente remake). Eles ficaram espantados com este tipo de herói porque foi o primeiro que conheceram que não tinha nenhum super-poder. Este facto apanhou-me desprevenida. Não me tinha apercebido disso. Na maioria de filmes e séries com heróis que existem, este têm quase sempre um super poder. 

Apesar do meu esforço para estar presente e acompanhar o que os meus filhos andam a ver, a verdade é que até eu sou apanhada de surpresa. No fim de semana passado, escolhemos um filme que dizia ser para maiores de 7 anos e para meu espanto tive de parar o filme passados 5 minutos de visualização. A linguagem usada pelos actores era claramente para maiores de 16. Tudo tem o seu tempo, o seu ritmo, mas nem sempre as indicações dadas nos filmes e séries corresponde a uma faixa etária adequada. Claro que se pode argumentar que não temos de seguir cegamente as indicações que nos dão para o público alvo, que temos também de ter em conta a maturidade dos nossos filhos... tudo bem! Mas nada dispensa a nossa atenção e cuidado. Há tantos filmes e séries com personagens e histórias fascinantes e maravilhosas. Não temos de ir atrás do filme e da série da moda, temos sempre a possibilidade de escolha.

No comments: